31 de dezembro de 2014

Sucesso

“Muitas vezes agimos instantaneamente diante de uma situação. Mas aqueles que são bem sucedidos analisam a situação antes de agir. Tais pessoas anteveem o resultado de suas ações e por isso procuram fazer a coisa certa evitando contratempos futuros. Elas dão o melhor de si a cada escolha. Eu consigo ser claro em meu pensamento quando dou tempo para mim e penso antes de realizar qualquer ação, As consequências da ação que desejo tomar ficam claras na minha mente e as decisões que tomo para superar a situação dão certo. Assim, o sucesso vem de forma fácil e segura.”
Brahma Kumaris

11 de dezembro de 2014

Tolerância

Quando olhamos nos olhos das pessoas e contemplamos sua raridade, a tolerância se torna fácil. Percebemos que estamos diante de seres que possuem dentro de si um complexo mosaico de experiências. Tolerância é uma expressão do nosso respeito por qualidade, por manter a vida excelente. Quando não há tolerância as coisas se tornam comuns. Ficamos à margem daquilo que não aceitamos e nossa face se torna severa. Tolerância é dizer sim ao jogo e apreciá-lo.’’
Brahma Kumaris

9 de dezembro de 2014

Paz na mente

“Paz na mente não é ausência de pensamentos. A mente experimenta paz quando há um fluxo rítmico e gentil de pensamentos. Porém, sempre que pensamos excessivamente sobre algo, a mente fica cansada e sem paz. O que não a deixa ser pacífica são as ações sem fim e os comandos constantes que damos a ela. Durante o dia - ao invés de estar sempre correndo, teclando e consumindo informações - faça pausas para sentar, respirar e observar o seu estado interior. Isso acalma a mente e permite que ela chegue à paz interior. A mente é naturalmente pacífica.”
BK, Padmaprya

3 de dezembro de 2014


1 de dezembro de 2014

Vinho - Trechos de livro - anotações

"A vinha e o vinho, ricos em simbologia, são sem dúvida mais do que nunca os laços, a cada ano revivificados pela nova colheita, que nos une a nosso passado, mas que nos projetam em direção ao futuro, na esperança do amadurecimento da próxima vindima."

Vinho - português
Vin - francês
Vino - espanhol, italiano, russo
Oinos - grego
Wein - alemão
Wine - inglês
Vinum - latim

"O vinho é muito mais que 'vinho': é um patrimônio da humanidade."

Mitologia egípcia: Rá, deus do Sol, criou o vinho.

Deusa Hathor = Afrodite

Mitologia grega: Dionísio é o deus do vinho. Stafilos, um pastor, criou o vinho.

Mitologia romana:  Saturno, deus das sementes e da vinha.

Mitologia gaulesa: Sucellus, divindade céltica da floresta.

"Em uma era fabulosa em que os deuses viviam sobre a terra o próprio vinho era considerado um mito vivo."

Sânscrito - vena (amado).

Foram os egípcios, sobretudo consumidores de cerveja, que nos levaram aos relatos mais minuciosos da vida social da vinha e do vinho.

2500 anos a.C, os egípcios cultivaram a vinha e transportavam as uvas para serem espremidas.

Jarros - rotulação (denominação de origem controlada).:
- variedade da vinha;
- designação do solo;
-  ano de colheita do vinho;
- nome do proprietário;
- nome do mestre da cave.

"Pouco depois da Pax Romana a viticultura Gaulesa disporá de duas cepas resistentes ao frio: a Allobrogica, na Borgonha e no vale Rhône, "cuja uva amadurece com a geada", escreve Plínio, e que seria ancestral da atual Pinot; e na Aquitânia, a biturica [...]."

"Pagão ou cristão, o vinho é o alfa e oômega das civilizações."

"O vinho é a bebida mística por excelência."