30 de maio de 2011

Justiça Brasileira

Eis o porque da expressão: 'deixar o cachorro passar e implicar com a pulga'.
Isso foi exibido em todos os telejornais noturnos na quinta feira.
Paulo, 28 anos, casado com Sônia, grávida de 04 meses, desempregado há dois meses, sem ter o que comer em casa foi ao rio Piratuaba-SP a 5km de sua casa pescar para ter uma 'misturinha' com o arroz e feijão, pegou 900gr de lambari, e sem saber que era proibido a pesca, foi detido por dois dias, levou umas porradas. Um amigo pagou a fiança de R$ 280,00 para liberá-lo e terá que pagar ainda uma multa ao IBAMA de R$ 724,00. A sua mulher Sônia grávida de 04 meses, sem saber o que aconteceu com o marido que supostamente sumiu, ficou nervosa e passou mal, foi para o hospital e teve aborto espontâneo. Ao sair da detenção, Ailton recebe a noticia de que sua esposa estava no hospital e perdeu seu filho, pelos míseros peixes que ficaram apodrecendo no lixo da delegacia.
Quem poderá devolver o filho de Sônia e Paulo?
 
Henri Philippe Reichstul, de origem estrangeira, Presidente da PETROBRAS.
Responsável pelo derramamento de 1 milhão e 300 mil litros de óleo na Baía da Guanabara. Matando milhares de peixes e pássaros marinhos. Responsável, também, pelo derramamento de cerca de 4 milhões de litros de óleo no Rio Iguaçu, destruindo a flora e fauna e comprometendo o abastecimento de água em várias cidades da região. Crime contra a natureza, inafiançável.
Encontra-se em liberdade. Pode ser visto jantando nos melhores restaurantes do Rio e de Brasília.

Esta é uma campanha em favor da VERGONHA NA CARA.
Eu já divulguei, e você? Faça sua parte, não demora nada.Nada mesmo.

Céu


Maria do Céu Whitaker Poças, ou simplesmente CéU, (São Paulo, 17 de abril de 1980) é uma cantora e compositora de música popular brasileira. Iniciou a carreira artística em 2002. Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira, particularmente do , como de , , e .
"Sei que não tenho o poder de mudar o mundo. Mas posso influenciar pessoas a fazê-lo e me esforço muito para isso por um motivo bem simples: acredito no que faço!!!"

LUIZ FELIPE ESCARLATE
Tutor do Curso Com Licença Vou à Luta do SENAR

A Banda Mais Bonita da Cidade

23 de maio de 2011

CRIATIVIDADE DOS APLICADORES DO DIREITO NA INTERPRETAÇÃO JURÍDICA


Bibiana Rabaioli Prestes

O Ordenamento Jurídico estabelece, para a garantia da sociedade, um compêndio de normas que regulam as ações de todos os indivíduos. É a segurança que o Estado dá às pessoas para a defesa de seus direitos. A sociedade evolui e também força a evolução do direito, e este tem que se atualizar e mostrar-se cada vez mais criativo, pois a cada dia surgem situações, fatos e relações novas que necessitam de regularidade e criatividade na sua solução.
Como no direito a evolução é lenta e o caminho percorrido pelos projetos de lei muitas vezes tardios, resta aos aplicadores do direito fazerem uso de todos os meios possíveis que puderem e, principalmente, da criatividade humana. Criatividade na elaboração das futuras normas, criatividade ao interpretar as leis já existentes e suas lacunas, também criatividade para observar a oportunidade de realizar analogia com um caso parecido porque, muitas vezes, pela amplitude de interpretação de nosso vernáculo, pode-se, por analogia, enquadrar-se um fato que merece apreciação.
O operador de direito, muitas vezes pela falta de leis específicas que amparem a solução do conflito, usa a criatividade para aplicar uma norma existente em sentido lato, aproximando-a do caso concreto. É o que vem acontecendo em casos como a adoção por casais homoafetivos, crimes cibernéticos, etc. O juiz e o advogado podem buscar também na sua capacidade criativa, inventiva e inovadora a fundamentação das opiniões acerca de atualidades.
Partindo da ideia de que o Judiciário deve ser cada vez mais eficiente, ter qualidade e alcançar a justiça, o juiz deve estar preparado para responder as novas questões e atender a demanda, com eficiência e criatividade. No momento em que o direito se depara com algo importante que envolve uma condição de vida, um valor, um direito dotado de princípios, é preciso que o advogado e os demais aplicadores apresentem soluções criativas à sociedade, a partir boas experiências de sua atuação na profissão para que se possa contar efetivamente com uma Justiça mais rápida, uma solução adequada que proteja o bem jurídico.
Portanto, no âmbito da criatividade jurídica é possível, a cada nova observação e ponderação quanto aos casos concretos, na interpretação e aplicação da lei, obter novos e provavelmente mais profundos parâmetros que sustentarão o Direito para possibilitar a sua evolução e a adaptação, e que guarnecerão para a segurança jurídica do mesmo mantendo a relação proporcional entre a legislação e a criatividade de seu interpretador.
“Direito é útil, mas é feito por humanos e para humanos, devendo contribuir nessa mesma medida da humanidade.” Bittar
Quem gosta do que é certo, é superior ao que sabe o que é certo; quem se empolga pelo que é certo, é superior ao que gosta do que é certo.
Somente os mais sábios e os mais tolos não se modificam.
Mentes elevadas pensam em seu dever; mentes vis pensam em seu proveito. Quem me lisonjeia é meu inimigo; quem aponta minhas falhas é meu amigo.
Aprender sem pensar é esforço vão; pensar sem nada aprender é nocivo.
Quem assume erros alheios, é mais culpado do que aquele que os cometeu.
No primeiro logro, a culpa é do negociante no segundo, da burrice do freguês.
O pássaro prefere um simples ramo a uma gaiola de ouro.
Quem costuma se curvar, não pode endireitar os outros.
A paz é fruto da árvore do silêncio.
A dúvida é a sala de espera do conhecimento.
A coragem cautelosa conduz à vida.
Alguns pescam peixes, outros só turvam a água.
Lao Tzu
Kung Fu Tzu
Confucio
Lao Tzu

19 de maio de 2011

5 de maio de 2011

Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe...

Este texto é da Oprah Winfrey, apresentadora conceituadíssima dos Estados Unidos. Não preciso fazer considerações a respeito do texto, porque eu assino em baixo.
Leiam, e arrepiem-se também.

Se um homem quer você, nada pode mantê-lo longe;
Se ele não te quer, nada pode fazê-lo ficar.
Pare de dar desculpas (de arranjar justificativas) para um homem e seu comportamento.
Permita que sua intuição (ou espírito) te proteja das mágoas.
Pare de tentar se modificar para uma relação que não tem que acontecer.
Mais devagar é melhor. Nunca dedique sua vida a um homem antes que você encontre um que realmente te faz feliz.
Se uma relação terminar porque o homem não te tratou como você merecia,”foda-se, mande pro inferno, esquece!”, vocês não podem “ser amigos”. Um amigo não destrataria outro amigo.
Não conserte.
Se você sente que ele está te enrolando, provavelmente é porque ele está mesmo. Não continue (a relação) porque você acha que “ele vai melhorar”.
Você vai se chatear daqui um ano por continuar a relação quando as coisas ainda não estiverem melhores.
A única pessoa que você pode controlar em uma relação é você mesma.
Evite homens que têm um monte de filhos, e de um monte de mulheres diferentes. Ele não casou com elas quando elas ficaram grávidas, então, porque ele te trataria diferente?
Sempre tenha seu próprio círculo de amizade, separadamente do dele.
Coloque limites no modo como um homem te trata. Se algo te irritar,faça um escândalo.
Nunca deixe um homem saber de tudo. Mais tarde ele usará isso contra você.
Você não pode mudar o comportamento de um homem. A mudança vem de dentro.
Nunca o deixe sentir que ele é mais importante que você… mesmo se ele tiver um maior grau de escolaridade ou um emprego melhor.
Não o torne um semi-deus.
Ele é um homem, nada além ou aquém disso.
Nunca deixe um homem definir quem você é.
Nunca pegue o homem de alguém emprestado.
Se ele traiu alguém com você, ele te trairá.
Um homem vai te tratar do jeito que você permita que ele te trate. Todos os homens NÃO são cachorros.
Você não deve ser a única a fazer tudo…compromisso é uma via de mão dupla.
Você precisa de tempo para se cuidar entre as relações. Não há nada precioso quanto viajar. Veja as suas questões antes de um novo relacionamento.
Você nunca deve olhar para alguém sentindo que a pessoa irá te completar.
Uma relação consiste de dois indivíduos completos,procure alguém que irá te complementar… não suplementar.
Namorar é bacana. mesmo se ele não for o esperado Sr. Correto.
Faça-o sentir falta de você algumas vezes… quando um homem sempre sabe que você está lá, e que você está sempre disponível para ele, ele se acha…
Nunca se mude para a casa da mãe dele. Nunca seja cúmplice (ou co-assine qualquer documento) de um homem.
Não se comprometa completamente com um homem que não te dá tudo o que você precisa. Mantenha-o em seu radar, mas conheça outros…
Compartilhe isso com outras mulheres e homens (de modo que eles saibam). Você fará alguém sorrir, outros repensarem sobre as escolhas, e outras mulheres se prepararem.
O medo de ficar sozinha faz que várias mulheres permaneçam em relações que são abusivas e lesivas
Você deve saber que você é a melhor coisa que pode acontecer para alguém e se um homem te destrata, é ele que vai perder uma coisa boa.
Se ele ficou atraído por você à primeira vista, saiba que ele não foi o único.
Todos eles estão te olhando, então você tem várias opções.

Faça a escolha certa.